Nativos Digitais e Imigrantes Digitais
Os nativos digitais é a geração que nasceu e cresceu numa sociedade permeada por tecnologias digitais. O educador e pesquisador Prensky, diz que “ esses jovens estão acostumados a obter informação de forma rápida e costumam recorrer primeiramente as fontes digitais e à Web antes de procurarem em livros ou na mídia impressa”. Já a geração dos nativos digitais se caracteriza, principalmente, por não necessitar tanto do uso de papel e caneta nas atividades, mas necessitam do computador e dispositivos móveis. As pessoas desta geração, não decoram contatos de familiares e amigos, gravam tudo nos celulares; a rede é sempre a primeira fonte; as leituras e pesquisas de assuntos diversificados são feitas todas através de arquivos digitais; se comunicam instantaneamente em comunidades e redes sociais. Ser um nativo digital tem seu lado positivo, pois são pessoas críticas, autônomas, dinâmicas, exigentes, curiosas, autodidatas, são pessoas menos motivadas por dinheiro, também se caracterizam por não abrirem mão de seu tempo livre. Em seu lado negativo, poderíamos destacar a dependência constante da tecnologia e a  falta de interação social devido ao uso de ferramentas de comunicação.
Já os imigrantes digitais, é a geração que começou a ter o contato com as tecnologias digitais na fase adulta se caracterizam pela necessidade da escrita e do papel nas atividades diárias; possuem a agenda de papel para consultar os contatos telefônicos, antes de usar algo novo leem o manual; marcam encontros por telefone; as pesquisas são feitas através de livros, imprimem tudo que precisam ler, desde e-mails até notícias. Nos aspectos positivos destacamos, o diálogo pessoal com os demais e, em seus aspectos negativos, são pessoas que ainda resistem ao mundo tecnológico que lhe é apresentado.
Uma situação que há um conflito entre nativos X imigrantes é quando um professor determina uma atividade onde requer uma pesquisa na internet sobre determinado assunto. Assim, o nativo já vai diretamente aos sites com facilidade e pesquisa sobre o determinado assunto rapidamente, todavia o imigrante digital já por sua vez, espera alguém vir lhe auxiliar pois tem uma certa dificuldade, onde quando aprende a utilizar os sites para efetuar a pesquisa demora o dobro de tempo comparando ao nativo digital.
Para melhorar estes aspectos referentes ao conflito do nativo x imigrante se requer um pouco de paciência a questão do mesmo, onde o professor solicitante da atividade de pesquisa deve explicar passo a passo com calma e cautela antes da atividade começar a ser efetuada e pedir o máximo de compreensão dos nativos, enquanto aos imigrantes para o melhor rendimento de todos.

 Para finalizar, me considero uma imigrante digital, pois na minha infância não possuía celular e tampouco computador, o meu contato com o mundo tecnológico, se deu na adolescência, quando a necessidade começou a surgir. Hoje, percebo que o meu letramento digital se deu de forma rápida, pois foi através do contato que me inseri no mundo digital, no entanto não consigo usar a tecnologia totalmente em meu dia a dia, para ler artigos, ainda necessito ter impresso, talvez ainda estou no processo de letramento digital em uma aprendizagem constante. 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A História do Tangram

RELATO DA DINÂMICA DO TANGRAM